top of page

Dragon Dreaming

Dragon Dreaming é um corpo de conhecimentos que oferece um método e ferramentas poderosas para a criação colaborativa. É tanto um modelo metodológico que apoia a criação orgânica de projetos colaborativos quanto uma filosofia que ancora o processo para atuarmos na vida de forma colaborativa. Esse conhecimento foi desenvolvimento por John Croft ao longo de sua vida e ganhou mundo desde 2006. Dragon Dreaming entrou na minha vida em 2010 e desde então trabalho ao lado de John Croft  aprimorando-o, ensinando-o e aplicando-o em diversos tipos de projetos, além de utilizá-lo em consultorias e workshops. Mesmo quando em alguns casos, a aplicação do método não seja necessária, a utilização de suas bases filosóficas apoia os processos colaborativos. Como treinadora internacional ensino o Dragon Dreaming e desenvolvi outros cursos baseados nesse conhecimento.

Work Group China 2018
Overcoming Blockages Slovenia 2015
Overcoming Blockages Shummacher Collage Totnes 2015
Overcoming Blockages Germany 2018
Overcoming Blockages Schummacher College UK 2016 8
Overcoming Blockages Brazil 2016 6
Overcoming Blockages Brazil 2016 2
Dragon Dreaming Workshop Group Ukraine 2018
Group Dymanic China 2018
Dragon Dreaming Workshop Circle Ukraine 2018
Dragon Dreaming Workshop Ecuador 2016 2
Dragon Dreaming Workshop Ecuador 2016
Dragon Dreaming Workshop Group Shenzhen China 2019
Authentic Celebration Schummacher College UK 2016
Authentic Celebration Schummacher College Totnes UK 2016
Dragon Dreaming Chile 2015
Dragon Dreaming Introductory Brazil 2014

Curso Introdutório

Este curso é o primeiro estágio para compreender o que é Dragon Dreaming. São 20 horas de teoria e prática. Dragon Dreaming tem como diferencial de outros métodos de planejamento de projetos a filosofia e o modelo que sustenta a prática. A prática é o método que ensina passo a passo desde o sonhar até a celebração, através de ferramentas eficazes na construção colaborativa. 

 

Nesse curso, o participante aprenderá:

  • História do Dragon Dreaming.

  • A filosofia e o modelo Dragon Dreaming. 

  • As ferramentas básicas do método, o passo a passo para realizar projetos colaborativos:

    • Círculo de sonhos: transformar uma ideia ou projeto individual em coletivo

    • Planejamento: objetivos, meta e design estratégico. 

    • Orçamento participativo.

    • Monitoramento de processos.

    • Celebração.

 

Ao final, o participante terá conhecido as ferramentas básicas do método, sendo apto a aplicá-lo em projetos simples.

Curso Avançado

Este curso é voltado para pessoas que desejam se aprofundar no conhecimento. São 40 horas de teoria e prática. Essa jornada se debruçará em profundidade nos conceitos do Dragon Dreaming afim de abrir espaço para o fortalecimento das relações e compartilhamentos de experiências. O programa irá aprofundar em ferramentas introduzidas no curso introdutório, apresentar novas ferramentas, além de trazer um espaço de diálogo e trocas de experiências dos participantes através da aprendizagem ativa e experiencial – uma abordagem que estimula uma atitude ativa diante da compreensão do conhecimento, incluindo conteúdo, questões e reflexões associada com teoria e prática. 

 

O participante irá aperfeiçoar-se nos conceitos e prática do conhecimento:

  • A filosofia e o modelo Dragon Dreaming. 

  • As ferramentas do método

  • Visão e Missão

  • Círculo de sonhos: Transformar uma ideia ou projeto individual em coletivo

  • Análise do campo de força.

  • Feedbacks e sistemas abertos.

  • Planejamento: objetivos, meta e design estratégico. Orçamento participativo.

  • Monitoramento de processos.

  • Celebração.

 

Ao final o participante estará apto a usar o conhecimento em projetos de diferentes níveis de complexidade. 

Superando Bloqueios em Projetos

Esse curso ancora-se em uma abordagem desenvolvida por mim junto com John Croft. Baseando-nos no modelo Dragon Dreaming, criamos um modelo de superação dos bloqueios em projetos. 

 

Iniciamos o trabalho nos debruçando sobre o indivíduo, com uso de abordagens terapêuticas e sistêmicas que trazem a compreensão da responsabilidade individual de cada um na ocorrência dos bloqueios. Esse método contribuiu para que cada pessoa amplie a percepção dos bloqueios em si mesmo, do grupo e do projeto propriamente. 

 

Todo projeto tem obstáculos a serem superados e a atitude perante tais obstáculos é o que conduz a superação. Já que os projetos são realizados por pessoas, o início de qualquer desbloqueio precisa ocorrer no nível pessoal. Através das etapas do modelo do Dragon Dreaming, podemos identificar limitações e bloqueios nos aspectos técnicos e humanos a fim de criar estratégias eficazes para a realização dos nossos sonhos e metas. 

 

A consciência e a superação de bloqueios desenvolvem uma nova maneira de liderar, eleva o nível de atenção, comunicação e visão ampliada em muitas dimensões. 

 

Entre em contato para saber mais.

Celebração Autêntica

Inspirado no modelo Dragon Dreaming que ensina sobre o poder da celebração, essa abordagem foi desenvolvida por mim em parceria com John Croft com a intenção de aprofundar o conceito e prática desse tema, tão importante para o reconhecimento de si, dos outros e dos resultados, sendo o principal passo para sempre sonhar.

 

A autenticidade é uma fonte de criatividade: o impulso para a ação que deve surgir de cada pessoa. Trata-se de tornar-se fiel a si mesmo, aceitando-se para estar plenamente em um mundo material. A falta de autenticidade leva à má fé e à perda de si mesmo, condicionando o indivíduo a se submeter às pressões externas, muitas vezes sem perceber que as escolhas não são suas, evitando verdades desconfortáveis. 

 

Essa abordagem conecta o ambiente a pessoa através do olhar para si, o reconhecimento dos processos vividos e do impacto das ações no ambiente, em si mesmo e nos outros. 

Experimentaremos coletivamente a descoberta de que o caminho para a sabedoria coletiva passa pelo coração da verdadeira celebração. Aprenderemos a celebrar-nos e a reconhecer-nos através do corpo e das reflexões, compreendendo e praticando a autenticidade dos processos de retroalimentação/feedback.

Formação de Treinadores
Dragon Dreaming

Processos colaborativos são intensos, demandam paciência e resiliência, além de discernimento para a escolha correta da ferramenta e o momento adequado de usá-las. Para ensinar um conhecimento complexo como Dragon Dreaming, é preciso além do entusiasmo, conhecer as bases e princípios que o sustentam. Nesse treinamento, usaremos a prática dos participantes como parte do processo para o aprofundamento além de aulas teóricas que fundamentam a prática. 

 

Requisito: 

  • Curso introdutório e avançado em Dragon Dreaming conduzido por um facilitador dessa seleção.

  • Dedicar 10 horas mensais mínimas ao estudo.

Quer conversar sobre Dragon Dreaming?

Entre em contato conosco e retornaremos para falar mais sobre.

Mensagem enviada com sucesso!

bottom of page