Terapias
Sob abordagem da psicologia sufi, terapia ocupacional, Gestalt Terapia e terapia sistêmica, acompanho pessoas em processos de autoconhecimento em direção ao desenvolvimento da autenticidade e do Ser.
Terapia de Casal
A vida de duas pessoas em relação afetiva é uma construção diária que pode contribuir para o desenvolvimento de cada um, pois a relação é uma fonte de aprendizado e crescimento através do amor e da intimidade.
Ao longo da história de união, eventos podem ocorrer na vida individual e do casal que irão impactar o desejo de estar junto. Os desafios mostram a necessidade de trocar de forma mais profunda, refletir sobre os sentimentos, necessidades e acordos.
Uma relação é a oportunidade de transformar as dificuldades em oportunidades para rever atitudes e desenvolver novas formas de estar junto ou não. A terapia de casal é um espaço de suporte para restabelecer a comunicação, o afeto e o fortalecimento do vínculo e da relação, ou o término com consciência e amorosidade.
Terapia de Grupo
O grupo é um apoio no qual ocorrem interações que possibilitam o trabalho sobre si em relação, ao se ver através do outro, compartilhando belezas e dores. As escutas e trocas no grupo promovem o autoconhecimento e o crescimento pessoal em um ambiente de confiança.
Um espaço grupal permite que as qualidades afetivas e emocionais emergentes gerem significados para o desenvolvimento pessoal.
Terapia Individual
A terapia individual oferece suporte à pessoa para um mergulho interior e uma tomada de consciência dos condicionamentos, traumas e aspectos escondidos de si mesma que a impedem de estar plenamente na vida e de descobrir novas formas de viver.
Por meio da atenção e auto-observação, o processo de autoconhecimento proporcionará o acesso a diversos recursos internos, permitindo viver de maneira mais plena consigo mesma e com os outros.
Constelação Familiar
A constelação familiar é uma abordagem fenomenológica, aplicada tanto individualmente quanto em grupo, com o intuito de acessar o campo morfogenético e identificar os emaranhamentos que afetam o sistema do cliente. Desenvolvida pelo terapeuta, filósofo, teólogo e pedagogo alemão Bert Hellinger.
Nos anos 1980, quando a constelação familiar foi criada, ainda não se compreendia todos os seus mecanismos. Porém, na década seguinte, com o mapeamento do Genoma Humano, descobriu-se que os genes transmitem memórias ancestrais para gerações futuras, conhecidas como memórias epigenéticas. O biólogo inglês Rupert Sheldrake fundamentou ainda mais essa teoria com sua pesquisa sobre campos morfogenéticos.
Segundo Bert Hellinger, no livro “Ordens do Amor”, a validação das hipóteses do constelador ocorre pelas reações manifestadas pelo cliente. Dessa revelação, o cliente pode adquirir um entendimento sobre seu sistema familiar e encontrar uma solução amorosa para a questão. As soluções sistêmicas sempre visam a inclusão e integração, preservando o equilíbrio do sistema.