top of page
Lizandra Barbuto Terapia Individual e Terapia em Grupo

Desenvolvimento Organizacional & Colaborativo

Voltado a empresas, equipes e projetos, com métodos colaborativos e sistêmicos.

Consultoria

Consultoria

Para empresas e projetos que necessitam de um olhar amplo e sistêmico que melhore a qualidade do trabalho em equipe, potencialize a construção de projetos colaborativos e resolva conflitos, ofereço consultorias pontuais, workshops sobre metodologias e práticas. Trata-se de um trabalho que apoia pessoas e equipes no seu desenvolvimento e no cultivo de interações sociais plenas em confiança e propósito, resolução de conflitos, planejamento colaborativo e sob a abordagem sistêmica.

Facilitação de Processos Colaborativos

Facilitação de Processos Colaborativos

A Facilitação Colaborativa é um processo que transforma visões individuais em realidades compartilhadas que atende às necessidades de grupos em busca de criar projetos colaborativos ou desenvolver planejamentos estratégicos, guiando-os desde a concepção até a celebração dos resultados.


Integrando metodologias colaborativas com abordagens sistêmicas para desvelar os sonhos coletivos e traçar o caminho para torná-los tangíveis, nutrindo cada etapa com a riqueza da diversidade presente. Neste espaço, cada voz encontra seu eco, e cada ideia, seu lugar.


No coração deste processo está a arte da comunicação autêntica. Aqui, as histórias de vida, experiências, habilidades e vulnerabilidades de cada participante se integram para emergir a sabedoria coletiva. É nesta confluência de perspectivas que reside o verdadeiro poder da colaboração - não uma mágica distante, mas uma realidade palpável que emerge quando se abre espaço para que cada indivíduo esteja desde sua singularidade, contribuindo para uma criação maior e compartilhada.

Ponto de Mutação

Ponto de Mutação

Recomendado para empresas em processos de gestão de mudança ou organizações vivendo rupturas profundas, o processo foca no desenvolvimento de uma cultura genuinamente orientada para a colaboração, a criação coletiva e a transitoriedade. Esse processo promove o diálogo, a empatia e a comunicação autêntica e conecta equipes por meio da criação de um repertório de valores comuns, de forma a estabelecer confiança, receptividade e flexibilidade.


Especificamente em processos de transição, quando modelos ultrapassados são radicalmente reestruturados e é necessário romper com a resistência à mudança, o olhar está na significação desses processos, preparando o grupo para o novo. O trabalho cuida das pessoas e suas emoções afetadas por esse contexto, por meio da conexão com o propósito das mudanças em curso e com a noção essencial da transitoriedade. O foco é trazer a consciência de que a mudança é algo permanente e constante na vida humana, gerando a motivação e a flexibilidade necessárias para fazer da mudança um hábito.

Dragon Dreaming

Dragon Dreaming

Dragon Dreaming é um corpo de conhecimentos que oferece um método e ferramentas poderosas para a criação colaborativa. É tanto um modelo metodológico que apoia a criação orgânica de projetos colaborativos quanto uma filosofia que ancora o processo para atuarmos na vida de forma colaborativa. Esse conhecimento foi desenvolvimento por John Croft ao longo de sua vida e ganhou mundo desde 2006. Dragon Dreaming entrou na minha vida em 2010 e desde então trabalho ao lado de John Croft  aprimorando-o, ensinando-o e aplicando-o em diversos tipos de projetos, além de utilizá-lo em consultorias e workshops. Mesmo quando em alguns casos, a aplicação do método não seja necessária, a utilização de suas bases filosóficas apoia os processos colaborativos. Como treinadora internacional ensino o Dragon Dreaming e desenvolvi outros cursos baseados nesse conhecimento.

Intervenção Sistêmica

Intervenção Sistêmica

Essa intervenção olha para a organização e as atribuições de papéis dos indivíduos nas equipes, gerando maior motivação, produtividade, senso de pertencimento e realização individual e coletiva. Esse método se baseia no pensamento sistêmico clássico e na constelação familiar, que aplica um escopo teórico e prático voltado para o desenvolvimento humano, contemplando a complexidade das relações e dos contextos em que estão inseridas.


O objetivo consiste em desobstruir fluxos para que os projetos amadureçam e contribuam para o desenvolvimento da organização e das pessoas envolvidas. Cuidando do indivíduo nas equipes, busca-se identificar e reconhecer seu lugar único, com sua história, bagagem técnica e experiencial, seus valores e suas crenças. No momento que cada um ocupa seu lugar numa equipe ou numa organização, o respeito flui, o sistema de trabalho se equilibra e os projetos alcançam seu potencial máximo.

bottom of page